Menu

05/ 09/ 2017

Programa Saúde na Escola leva informação sobre saúde bucal e alimentação saudável para alunos da Escola Jessé Filho

Clique para ampliar

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação de prevenção e saúde bucal na Escola Municipal Deputado Jessé Filho. Ao todo foram atendidas mais de 70 crianças em dois dias de ação na unidade de ensino.

Os principais temas abordamos com os alunos foram a importância de uma alimentação saudável, orientação sobre escovação dos dentes adequada e uma saúde bucal de qualidade. Além da aplicação de flúor, os estudantes também receberam orientações sobre a importância da boa higienização dos dentes, que reflete na saúde de todo o corpo.

Na escola, o trabalho começou com um levantamento. Todos os estudantes foram examinados e receberam a autorização dos pais para que pudessem ser atendidos. Enquanto aguardava o retorno do documento assinado pelos responsáveis, a equipe realizou nas salas de aula um teatro, mostrando a importância de uma boa alimentação, logo após os alunos assistiram um vídeo (animação) educativo enfatizando a importância da boa higienização dos dentes.

Por fim, os alunos foram individualmente atendidos pelos dentistas, que realizaram a escovação supervisionada, com aplicação de flúor. Um trabalho de educação em saúde, que estimulou o autocuidado e que ensinou como fazer o movimento correto e alcançar todos os dentes durante a escovação.

O dentista Anderson, explicou que: “O flúor ele fortalece o esmalte do dente, deixa bem forte, a criança come muito alimento com corante e ele retira o esmalte do dente. O flúor recompõe o esmalte do dente”, afirmou o dentista.

Para a diretora da escola, Valéria Teixeira, toda atividade que melhore a saúde das crianças é bem-vinda. “Nós temos mais de 70 alunos e precisamos ter esse cuidado. Nossos alunos são muito carentes, não fazem a escovação corretamente, não vão ao dentista com frequência, nem usam o flúor. Então nós precisamos dessa parceria da saúde na escola”, explicou Valéria.

Em Jaçanã/RN, o Programa foi implantado em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, com o objetivo de levar à classe estudantil acompanhamento em saúde durante todo o ano, fazendo parte do componente curricular das escolas com trabalhos desenvolvidos de promoção de segurança alimentar, promoção de alimentação saudável.

O PSE atua ativamente em conjunto com cinco equipes da atenção básica, entre médicos, enfermeiros, dentistas, ACS (Agente Comunitário de Saúde), nutricionista do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), além da parceria com a Secretária Municipal de Educação com professores, diretores e a comunidade escolar.

Por: Assssoria de Comunicação / Fonte Secretaria de Saúde e Educação

Veja todas as fotos acessando o Link:

https://www.facebook.com/pg/pmjacana/photos/?tab=album&album_id=1163018653798207

Compartilhe: